GESTAÇÃO E PARTO DA CADELA
A partir dos 7 meses de idade, ocorre o cio nas cadelas férteis e continua para o resto da vida. É muito fácil de identificar porque a vulva cresce e pode se observar o sangramento vaginal.
O cio, ocorre a cada seis ou doze meses, dependendo do tamanho do animal, sendo mais comum em cães pequenos.
Ele tem uma duração média de 15 dias, mas pode alongar-se para 40 dias e não necessariamente em cada cruzamento ocorre uma gravidez
Tempo de gestação da cadela
A gravidez normal em uma cadela dura cerca de 2 meses, 63 dias. No entanto, as fêmeas estão prontas para parir a partir do 58 dia, apesar de poder prolongar até 70 dias
Uma semana antes, a cadela começa a procurar um lugar para fazer seu ninho, geralmente um lugar que ela ache que é calmo e seguro ou então vai à procura a do dono.
Se possivel, antes do parto, arrume um local aconchegante para a mãe, longe do frio e de possíveis chuvas, e só acompanhe os acontecimentos.
Quando chega a hora do parto as fêmeas demonstram desconforto. Elas não encontram posição para se deitar e dormir. Respiram de forma acelerada como se estivessem com dor. Lambem e olham para a vulva.
Recusam a comida e procuram o seu "ninho". As contrações podem ser observadas nos músculos das costas, num movimento descendente e pode levar até 4h para a saída do primeiro filhote.
Se até esse tempo nenhum filhote nascer, procure urgente um seu veterinário. O intervalo entre os nascimentos pode ser de 15 minutos à uma hora, mais do que isso chame o seu veterinário.
depois do parto
- A mãe deve ficar sempre junta dos filhotes para lhes fornecer calor
- Limpe tudo, passe um pano úmido na cadela para limpá-la e fazê-la se sentir melhor.
- A cadela deve ficar com os seus filhotes em local calmo e tranquilo
- A cadela se acalma, sua respiração volta ao normal e param as contrações
- Alimentação ideal pós-parto deve ser leve e líquida - ofereça água e algo como caldo de galinha com arroz
- cuidado com a corrente de vento
- a comida deve ser leve rações próprias para aleitamento, nos mercados e Pet Shops.
- Deve-se oferecer também bastante água fresca para ajudar na produção de leite
- A mãe deve ficar sempre junta dos filhotes para lhes fornecer calor
- É bom observar se ela toma o cuidado de não sentar ou deitar sobre eles
Os cuidados durante a amamentação
A mãe poderá se tornar agressiva, mas isso é muito natural, ela quer apenas protejer os filhotes. sabe que eles são frágeis e que dependem de seus cuidados. Mesmo sendo mãe de primeira viagem, ela vai saber cuidar para que eles fiquem bem protegidos e fará a higiene dos bebês como qualquer outra mãe faz.
Tenha atenção redobrada no final doo primeiro mês de vida
Os primeiros dentes surgem no final do primeiro mes de vida e como ja estão mais fortinhos, sua intenção é explorar o ambiente. Também é o momento em que se interessam por água e pelos primeiros alimentos sólidos, vão querer comer o que você oferece à mãe e isso precisa ser evitado.
Os filhotinhos devem ter uma dieta adequada nesse período, é quando eles começam a se acostumar com os alimentos sólidos, mas ainda não abandonaram totalmente o leite materno.
Nesse período o leite já não fornece todos os nutrientes que os filhotinhos precisam e a alimentação deve ser específica para a idade deles. Tanto os filhotes precisam de suplementos, já que estão mais ativos, quanto a mãe, que acaba se desgastando com o fornecimento do leite aos filhos.
Para que se acostumem com alimentos sólidos é excelente fornecer uma papinha, são produtos que podem ser encontrados em diversas opções e devem ser servidos diluídos em água. Assim é possível acostumar os filhotes com alimentação sólida, antes que passem só para a ração.
Uma papinha especial para a fortalecer a mãe também pode ser necessária, principalmente se a ninhada for além de seis filhotes. Isso vai garantir que ela tenha saúde tanto para alimentar os filhos quanto para si própria.
Evite tirar os filhotinhos da mãe, antes de 45 dias, pois, o leite pode empedrar e a cadela sofrer fortes dores nas mamas e pode complicar a saúde dela.
Não desmame os filhotes de uma vez
Assim como qualquer criança humana, os filhotinhos precisam ser acostumados com a alimentação sólida. Então, nunca os tire de uma vez da mãe. Eles precisam ir tomando o leite materno e, ao mesmo tempo, ingerindo alimentos que lhes forneçam mais nutrientes.
Enquanto eles vão desmamando e começando a comer, acostumam-se mais rapidamente e você terá filhotes saudáveis e fortes. Nunca forneça aos filhotinhos o leite de vaca, com a intenção de suplementar o leite materno. O leite da mãe tem tudo o que eles precisam nesses primeiros dias de vida.
Se você inserir leite de vaca na nutrição dos filhotinhos, vai criar um problema sério, tanto para eles quanto pára a mãezinha.
Receita caseira para substituir o leite, caso a mãe não tenha o suficiente
Esta receita é para substituir o leite, caso o cãozinho esteja mais debilitado
Essas dicas de receitas, foi enviada pelo nosso amigo Flavio Vinicius Pereira, que curte o nosso Blog, se vc tem uma matéria que gostaria de postar envie através do nosso face.
Nenhum comentário:
Postar um comentário