CASOS DE ENVENENAMENTO DE ANIMAIS, ESPANCAMENTO, VIOLENCIA SEXUAL ENTRE OUTROS DENUNCIE...NÃO TENHA MEDO...
Depois de vários casos de maus tratos a animais em Sorocaba(SP) – o TEM Notícias mostra exemplos de pessoas que se dispõem a ajudar, e o que se deve fazer quando se deparar com uma situação de maus tratos. A falta de informação sobre onde fazer a denúncia impede que as punições sejam efetuadas.
Em 2010, Sorocaba ganhou uma delegacia que cuida dos direitos dos animais.
Atualmente, ela foi incorporada ao segundo distrito policial, que fica na Avenida Nogueira Padilha. De acordo com o delegado Fábio Laino Cafisso, o primeiro passo é denunciar a situação para a zoonoses. “A pessoa que tomar conhecimento de um animal sofrendo crueldades deve imediatamente ligar para a zoonoses, que acionará a Polícia Militar para acompanhamento”, explica o delegado.
Crueldade contra animais é crime, previsto no Código Civil Brasileiro. A pena é prisão de até um mês, ou pagamento de multa.
SEGUNDO A PESQUISA, 90% DOS CASOS DE ENVENENAMENTO SÃO OS PROPRIOS VIZINHOS, E VIOLENCIA SEXUAL O PROPRIO DONO.....NESSES CASOS DEVEM DENUNCIAR, FAZER UM BOLETIM DE OCORRENCIA, PARA QUE ESSE MONSTRO COVARDE SEJA PUNIDO...NÃO TENHA MEDO FAÇA!!!
A Ong Adote Sorocaba resgata animais em situação de risco. Voluntários pagam para clínicas veterinárias abrigarem os animais enquanto não são adotados.
As denúncias chegam para a Ong até pela internet. Em uma rede social, os seguidores já passam de 10 mil.
Uma fundação sem fins lucrativos também cuida de animais. Lá, são atendidos em média três mil atendimentos veterinários por mês e cirurgias com custo mais baixo. Os funcionários ainda dão palestras e orientações sobre posse responsável de graça. “As pessoas acham que é obrigação cuidar dos animais, mas isso é obrigação do poder público e também da sociedade, que é quem maltrata esses animais”, diz Eliana Allegretti, presidente da entidade.
VEJA ONDE VOCE PODE TER AJUDA
Aspa - Associação Protetora dos Animais: A ONG se mantém com a ajuda de voluntários e de doações. Responsável: Jessé Cubas Garcia. Funciona como abrigo, mas no momento está lotado. Os animais são tratados e levados para feirinhas de adoção. End.: rua Laura Norma de Araújo Barbosa, 299, Vitória Ville, próx. ao cemitério Santo Antonio. Tel. (15) 9707-7459. Outras informações: www.aspasorocaba.blogspot.com
Capa - Centro de Apoio aos Protetores e Animais: A ONG se mantém com a ajuda de voluntários e de doações. Responsável: Marcos Aurélio de Moura. Funciona como abrigo, mas no momento está lotado. Os animais são tratados e levados para feirinhas de adoção. End.: av. Com. Pereira Inácio, 1.730, Lageado. Tel.: (15) 9609-0347. Outras informações: nas páginas da entidade no Facebook: Cãoegato Feira ou Capas.
Delegacia Especializada de Proteção Animal de Sorocaba - Atende casos de maus tratos aos animais. Chefe do setor de investigações criminais da delegacia: Márcio Ribeiro. End.: rua Paulino Correa, 113, Brigadeiro Tobias. Tel. (15) 3236-6126.
FAS - Fundação Alexandra Schlumberger: Entidade se mantém com o trabalho da clínica veterinária (faz atendimentos a baixo custo), com a ajuda de voluntários e de doações. Responsável: Eliana Allegretti. End.: rua Humaitá, 96, Jd. Vergueiro. Tel.: (15) 3211-1881. Aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 11h30. Outras informações: www.fasprotecaoanimal.com.br.
Gamah - Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem: Oferece abrigo temporário para cães e gatos, porém os animais são recolhidos por voluntários (que abrigam em suas próprias casas). Responsável: Jussara Fernandes Ferreira. Promove feiras de doação. Não tem endereço fixo porque a atuação é individual, de cada voluntário. Outras informações podem ser obtidas no site www.gamah.org.brou pelo email contato.gamah@gmail.com
MDDA - Movimento em Defesa dos Direitos dos Animais: É um grupo que atua em defesa dos animais em Sorocaba. Responsável: Gabriel Bitencourt. Não há um endereço, já que se trata de mobilização de várias pessoas. O contato pode ser feito pelos telefones (15) 3212-1001 e 8110-8613. Outras informações: http://mdda2009.blogspot.com.br
Spaso - Sociedade Protetora dos Animais de Sorocaba: É uma entidade particular, que se mantém com a ajuda da Prefeitura, de sócios e doações. Responsável: Rosmira Osmari Ribeiro. Funciona como abrigo de animais, mas no momento está lotado. Os animais são tratados e estão à espera de um dono. Lá também é oferecido atendimento veterinário a um custo menor do que nas clínicas. A consulta custa R$ 30. End.: rua Hortência Soares do Amaral, 226, Jd. Itanguá 2. Aberta de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30. Tel. (15) 3221-6714. Outras informações: http://spaso-sorocaba.blogspot.com.br.
Zoonoses - O setor é responsável pelo controle de populações animais, bem como a prevenção e controle de zoonose. Responsável: Leandro Arruda. Também funciona como um posto permanente de doação de animais e realiza a castração gratuita (de acordo com o bairro). Horário de funcionamento: das 8h às 16h (para adoção) e das 8h às 17h para casos de animais em estado agonizante. Existe um plantão para atender animais de grande porte soltos na via que funciona de segunda a sexta, das 17h às 6h; e aos sábados, domingos e feriados, 24h por dia. O tel. é 199. End.: rua Rosa Maria de Oliveira, 345 (trav. da rua Humberto de Campos), Jd. Zulmira, junto ao Instituto Humberto de Campos. Tel. (15) 3222-2484. (D.J.)
boa informação
ResponderExcluir